E-social

O E Social é um projeto do governo federal que visa unificar e formalizar digitalmente o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas pelas empresas sobre os seus empregados. Com este novo procedimento legal, o governo irá controlar e normatizar também o serviço de segurança e medicina do trabalho.

As novas exigências do E-social trarão ganhos para as empresas, que precisarão se moldar a uma nova cultura com processos automatizados e regularizados, e também para os empregados, que terão os seus direitos garantidos já que as informações enviadas pelo trabalhador têm valor jurídico.

Por outro lado, o E-social trará à tona erros cometidos, propositalmente ou não, e que não mais serão permitidos devido à fiscalização e a obrigatoriedade de envio das informações em tempo real via internet. Todo o processo envolvendo o trabalhador e as condições de saúde no trabalho serão percebidas. O alerta fundamental neste primeiro momento é a necessidade de se olhar para dentro da organização e detectar o quadro existente, na busca por inconformidades que venham a prejudicar a implantação da sistemática e expor o empresário a multas e punições legais.

Os desafios para as organizações são enormes, independentemente do porte ou do segmento em que atuam. Disponibilizar informações consistentes relativas aos colaboradores, reorganizar atividades e desenvolver planejamento para evitar ações corretivas, serão os maiores desafios que as organizações irão enfrentar para se adequarem ao E-social.

POP-UP

Powered by WordPress Popup