MAI/19
A exposição ocupacional continuada às vibrações pode causar sérios prejuízos à saúde do trabalhador, como doenças vasculares, neurológicas e musculares, se não houver controle dos riscos e proteção adequada. A vibração de mãos e braços é produzida por ferramentas manuais como: furadeira, motosserra, martelete, dentre outros, já a vibração de corpo inteiro resultava do trabalho que envolve a condução de máquinas/veículos como: empilhadeira, pá carregadeira, retroescavadeira, trator, ônibus, etc.
A Legislação Brasileira prevê através da Norma Regulamentadora NR-15, anexo 8, que as atividades e operações que exponham os trabalhadores sem proteção adequada às vibrações de mãos e braços ou de corpo inteiro superiores aos limites de exposição ocupacional são caracterizadas como insalubres em grau médio. Os procedimentos técnicos para a avaliação quantitativa das Vibrações de Corpo Inteiro – VCI e Vibração de Mãos e Braços – VMB são os estabelecidos nas Normas de Higiene Ocupacional da FUNDACENTRO.
Para realização da avaliação quantitativas de vibração é necessária a utilização de um monitor de vibração. A BIOSEG utiliza o SVANTEK 106. O SV 106 é um analisador e medidor de vibração em seis canais, que atende aos requisitos da ISO 8041:2005 padrão, e é uma escolha ideal para medições de acordo com a ISO 2631-1, 2 & 5 e ISO 5349. O SV 106 é o único instrumento do mercado a realizar medições localizadas e corpo inteiro, simultaneamente. Realiza medições em tempo real de bandas 1/1 e 1/3 oitava. Além da importância da medição e controle dos níveis de vibração ocupacional para proteger a saúde do trabalhador, é imprescindível a adoção de outras medidas preventivas, entre elas, a manutenção periódica das máquinas/ equipamentos, adequação do piso, e pausas regulares para reduzir o tempo de exposição.
Quer saber um pouco mais sobre vibração ocupacional? Entre em contato conosco, a BIOSEG tem as melhores soluções em Higiene Ocupacional para o seu negócio!